domingo, 30 de março de 2014

Bulgária, uma boa surpresa!

A minha viagem para a Bulgária foi totalmente uma "inspiração de momento" que acabou por ser uma óptima ideia. Eu tinha que viajar a trabalho para Berlin e como já conheço bem Berlin comecei a investigar outras opções  com ligações directas de Londres e Berlin, que eu ainda não tivesse visitado, horários dos voos razoáveis e preços acessíveis e foi assim que surgiu Sofia no meu roteiro de viagens. 


Comecei a pesquisar um pouco sobre a cidade e o país e depois de algumas fotos e de TODOS os guias e blogues sugerirem como imperdível visitar o mosteiro de Rila eu sabia que tinha que incluir esse lugar no roteiro. Então rapidamente o plano da viagem se organizou na minha cabeça, sábado iria visitar o mosteiro nas montanhas e deixava Sofia para visitar no sábado quando regressasse do mosteiro e domingo e assim foi.

Achei Sofia e a Bulgária em geral um lugar muito seguro, nunca me senti insegura (mesmo viajando sozinha) apesar de ser um pais muito pobre o que e muito visível principalmente quando viajando pelo interior do pais. Os preços são muito acessíveis e tudo e bastante barato, especialmente para mim que estou habituada aos preços de Londres, mas mesmo comparando com os preços em Portugal a Bulgária e um país barato. Só como exemplo paguei cerca de £6 pelo táxi to centro ate ao aeroporto o que ainda são uns 25 minutos.

De maneira geral a Bulgária fez-me lembrar Portugal quando eu era criança, nos anos 80, antes das auto-estradas para todo o lado e das rotundas a cada quilómetro, já tinha tido a mesma sensação na Roménia quando visitei em 2012.

Concluindo fiquei bastante bem impressionada com Sófia, uma capital pequena mas com algumas coisas bem interessantes para se ver como a catedral ortodoxa, o centro e bastante limpo e organizado e as pessoas muito simpáticas. Não ficaria mais de um dia em Sófia, mas é sem dúvida uma boa base para alguns passeios como a viagem ao mosteiro de Rila ou a montanha Vitosha que serve de pano de fundo da cidade que é um resort de ski no Inverno e o paraíso de quem gosta de caminhadas no Verão.

terça-feira, 25 de março de 2014

Porto está na Moda? Ou foi descoberto?

Dizem que o Porto está na Moda. A verdade é que lá fora acham que sim. O comércio está a ganhar nova vida e os restaurantes, bares e lojas no centro da cidade aumentaram significativamente. As opções noturnas já não passam apenas pela rua de galeria paris e cada vez mais, novas zonas da cidade ganham presença na movida do Porto. Pessoalmente não creio que seja moda, mas sim que foi descoberto. Existem poucas cidades na europa à beira mar e à beira rio com um clima fantástico, uma gastronomia excelente e com preços fantásticos para a todos(ou quase todos) os europeus. Sem falar nas maravilhas arquitectonicas, na hospitalidade e simpatia local, na segurança e pacificidade que a cidade mantém, bem como as maravilhosas opções de alojamento no coração da cidade. Está na Moda? Sim, mas vai continuar, pois acima de tudo foi descoberta uma cidade maravilhosa!