Com um dia livre em Bruxelas e tendo já visitado os pontos principais da cidades, resolvi ir conhecer o Museu Hergé, que foi inaugurado em 2009 e fica numa pequena cidade a 30 km de Bruxelas, a 1h10m de viagem de comboio.
Achei o museu muito interessante, principalmente, porque não tinha um conhecimento muito aprofundado sobre Hergé e a sua obra e ao visitar o museu senti como se tivesse a ser levada pela mão e estivesse a ser apresentada primeiro ao autor e depois à sua obra, com bastantes detalhes da vida do cartoonista e depois sobre as personagens que ele criou. O contexto social da época e como isto influenciou Hergé, assim como a paixão dele pelo jornalismo são também explicados e contextualizados na obra. Acredito que para algum aficionado o museu seja um pouco decepcionante já que não vai muito além de uma introdução à vida e obra do Hergé. A arquitectura do museu deixou-me logo entusiasmada, linhas modernas e simples deixam bem claro no exterior o propósito do edifício, com uma imagem do Tintim, que mesmo de costas é facilmente reconhecido e a assinatura de Hergé na fachada principal.
Eu só não percebi bem o porquê de o museu ser em Louvain-la-Neuve, um sítio um pouco remoto e sem mais nada de interessante. Hergé nasceu, foi criado e viveu toda a sua vida em Bruxelas e na minha opinião a capital belga seria o local mais óbvio para receber o museu. Não considero Bruxelas uma capital turística, e os turistas que recebe são turistas que escolhem a cidade mais por conveniência (tem uma localização no centro da Europa onde é fácil parar entre a visitas a outras cidades como Paris, Amesterdão, Londres e tem muita gente que tem que se deslocar a Bruxelas a trabalho e muitas vezes acabam por ficar um dia ou dois mais para conhecer a cidade), e o Museu Hergé em Bruxelas seria um ponto a mais para a cidade.
Para os interessados um guia rápido de como chegar a Louvain-la-Neuve e ao museu Hergé:
Saindo de Bruxelas à vários comboios para a cidade, mas apesar de apenas ser a cerca de 30kms a viagem dura cerca de uma hora. Cuidado na hora de comprar o bilhete não confundir Louvain-la-Neuve com Louvain. Ao chegar à estação é seguir as placas que tem por todo o lado como a mostrada aqui em baixo. Da estação ao museu é 5 minutos a pé.
Sem comentários:
Enviar um comentário